segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FESTIVAL ILHA DO ERMAL

E porque um Headbanger não vive só de bonecos, regressei hoje de um longo fim-de-semana de excessos, excesso de boa musica, excesso de bandas, excesso de cerveja, excesso de calor, excesso de pó, excesso de bom ambiente, excessos e mais excessos. O festival da Ilha do Ermal foi mesmo isso, um festival de excessos!



Localização e infra-estruturas:



Dificil descrever todas as bandas que tocaram neste festival, foram 45, mas deixo aqui imagens das mais emblemáticas para mim;

Dia 28:

OBITUARY_Cresci a houvir estes tipos, apesar dos 20 anos de carreira não perderam o seu Death Metal caracteristico e principalmente o inigualavel vocalista John Tardy.


Dia 29:

ARTWORX_ Uma boa revelação nacional, para minha surpresa, têm como vocalista o Hugo Soares que já mostrou serviço de qualidade na banda Ethereal.


DE PROFUNDIS_ Death/Black Metal do Reino Unido

WYKKED WYTCH_ A unica representante feminina a actuar neste festival era dona de um vozeirão tal que fez de certeza corar a maior parte dos vocalistas masculinos que por lá andaram. Impressionante!

HEAVENWOOD_Depois de tantos anos de inactividade, esta banda de Gaia continua em grande forma e com uma maturidade acima da média no panorama de peso nacional. Vamos ver se é desta que eles têm melhor sorte.


HATESPHERE_Bom Thrash Metal da Dinamarca


KorpikLaani_Já conhecia estes Finlandeses e o seu Folk Metal mas só ao vivo é que se percebe o quanto a sua musica é contagiante. Está descoberto o metal para toda a familia, neste concerto toada a gente pulou e saltou desde a criançinha até ao velhinho passando pelo curioso que até nem gosta de metal e foi só dar uma espreitadela. Muita diversão!


Dia 30:

DEVILLE_ Uma boa surpresa, tocam um Doom/Stoner de qualidade e atractivo. Gostei tanto que fui à zona do merchandising comprar o CD. Vieram da Suécia e tiveram o azar de ter pouco mais de uma duzia de gatos pingados a ver o espectáculo! Não percebo!


THUNDERBOLT_Banda de Heavy Metal clássico da Noruega, tão clássico que a similaridades com os Iron Maiden confundem-se. Muito bom!


NIGHTMARE_Mais uma boa banda de HEavy Metal

RAMP_A única foto que consegui tirar aos RAMP pouco mostra mas também não interessa. Quem conhece estes tugas, sabe o que tocam e estão na mesma ou melhores, quem não os conhece...preparem-se! Um dos pontos altos de todo este festival, os RAMP deram um grande show e mostraram às novas gerações que Portugal esteve e está no mapa do metal mundial.

BLIND GUARDIAN_Pela primeirissima vez a tocar no território nacional, Power Metal de qualidade.

ANGRA_Banda Brasileira a actuar pela segunda vez em Portugal, tocam um metal à lá Dream Theater cheio de virtuosismo e melodia.

2 comentários:

Hugo disse...

muito bom lobo, nunca fui ao ermal, custou-me não ter ido no ano em que foi dillinger escape plan até porque uns amigos meus também lá tocaram, pelo que dizem o sitio é paradisiaco, este ano estava demasiado pesado para mim, pode ser que um dia passe por lá se tiver um dia só com bandas tipo dillinger, converge, cult of luna, pelican, isis e assim :D

LOBO disse...

Olá Hugo,

O lugar é fantástico, tão fantastico que se nota a dispersão de pessoal quando as bandas estão a tocar, de tal modo que as bandas que tocaram da parte da tarde não tiveram grande recepção o que acaba por ser frustrante para eles. O calor abrasador tambem não ajudou e veio a incentivar o pessoal a procurar refugio nas sombras e em sitios mais frescos. Só durante o entardecer e a noite é que aquilo animava.
Esta foi a minha primeira vez e fui precisamente porque o lineup foi de encontro aos meus gostos.
Vou tenatr meter ainda dois ou tres videos, não sei se cabem.
abraço