terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Figuras Militares da DID

No mundo das Action Figures existe uma “ala”, ou melhor , um punhado de empresas que produzem os chamados “museum quality figures”, que não são mais do que figuras militares ou de cariz militar directamente vocacionadas para o adulto que gosta desse estilo ou até para a reprodução de cenários em museus da especialidade.

As empresas que se dedicam a esse niche de mercado, fazem figuras à escala de 12” (30 cm) , reproduções fieis do ‘real deal’ com o uso de diversos materiais tais como o metal, plástico, tecido, etc. A designação “museum quality” advém precisamente do esforço extra em criar uma peça o mais fiel possível.

Como é normal, algumas empresas são melhor do que outras e uma das mais interessantes é a DID (Dragon In Dreams). Especializaram-se em reprodução de figuras militares com destaque para a 2ª guerra mundial assim como veículos e armamento usando regularmente o metal nas suas reproduções.

Em tempos vi num site de comentários a action figures uma ‘review’ a uma figura militar da DID e pela primeira vez apercebi-me do nível de detalhe e execução que esta empresa impunha nas suas criações, algo excepcional para a época. Com a pulga atrás da orelha, fui logo ao ebay pesquisar mas os preços eram desanimadores. Após muitas pesquisas e alguma dose de paciência consegui a primeira, o ‘George Sander’, uma das que se conseguiria a melhor preço. Tudo o que tinha lido sobre a DID pude confirmar naquela peça, a qualidade dos materiais e o detalhe, tudo muito bom! Só o facto de sentir o peso de um Capacete, caixa de munições e cinto de munições em metal dá logo outra sensação, outro valor.

Após alguns meses outra figura surgiu na minha colecção, o ‘Ricky Foster’, a todos os níveis também excepcional.












Artigo: Ricky Foster (101 division US)
Série: World War II
Fabricante: DID (Dragon in Dreams)
Material: Plástico/Tecido/Metal/Outros
Escala: 30 cm / 12"
Ano: 2006


















Artigo: George Sander (6.SS-Gebirgs-Division "Nord")
Série: World War II
Fabricante: DID (Dragon in Dreams)
Material: Plástico/Tecido/Metal/Outros
Escala: 30 cm / 12"
Ano: 2006

3 comentários:

LCorreia disse...

Também tenho o ricky foster,é bastante completo,foi uma boa compra.É pena em portugal, haver pouca divulgação

LOBO disse...

Olá Caro LCorreia,

É verdade, não há muita divulgação, apesar de, haver um bom punhado de coleccionadores deste tipo de figuras em Portugal.
cumprimentos

LCorreia disse...

Ora boas, e esses coleccionadores são difíceis de encontrar.

Eu neste momento tenho cerca de 7 figuras 1/6.

Ando sempre à procura....

cumprimentos