quinta-feira, 16 de agosto de 2007

CD's Que Marcaram a Vida de um 'Metaleiro'! parte 3



Orphaned Land
" El Norra Alila "

Lançado em 1996
Formato: CD

Faixas:
1.Find Your Self, Discover God
2.Like Fire To Water
3.The Truth Within
4.The Path Ahead
5.A Neverending Way
6.Takasim
7.Thee By The Father I Pray
8.Flawless Belief
9.Joy
10.Whisper My Name When You Dream
11.Shir Hama'Alot
12.El Meod Na'Ala
13.Of Temptation Born
14.The Evil Urge
15.Shir Hashirim

Kobi Fahri - VocalsYossi Sassi - Lead GuitarsMatti Svatitzki - Rhythm GuitarsUri Zelcha - BassSami Bachar - DrumsItzik Levi - Keyboards, Samples, Piano+Hadas Sassi - Female Vocals+Albert Dodon - Farbuka+Abraham Salman – Kannun

Imagine!...
Imagine que está no deserto, o Sahara para ser mais exacto, e está calor, muito calor, as gotas de suor descem pela sua face e sente muita sede e fome!
Está perdido no meio de um "oceano" de areia, e areia é a única coisa que vê no horizonte! Quando toda a esperança parece perdida, consegue vislumbrar ao longe um oásis... e você corre, corre como nunca correu antes, com todas as suas forças, até o alcançar.
Aí, encontra uma lagoa com um cesto de frutas exóticas, e sacia toda a sua sede e fome. Quando se sente refeito, repara que nesse oásis existe uma muralha com um portão imponente em madeira... e caminha em direcção a ele. Coloca as mão na Madeira quente e empurra… e vai cair em pleno mercado do médio oriente onde todos os seus sentidos são invadidos pelo cheiro das especiarias e do incenso, as azeitonas, o azeite, o pão, os pregões dos comerciantes, as vestes, os animais… e então senta-se!… senta-se numa sombra, onde pára!... simplesmente, para apreciar esse momento mágico!

Isto pode parecer um tanto ou quanto ridículo, mas posso-vos garantir que é mais ou menos o que sinto sempre que ouço este cd dos Orphaned Land... entro numa viagem mágica a terras do oriente.

Orphaned Land são de Israel e tocam um estilo de musica altamente complexo numa envolvente mistura de death metal e folclore Israélo Árabe com alguns toques progressivos, vozes femininas e mais 'sei lá bem o quê'.

Neste segundo álbum da sua carreira, a musica é bastante difícil de assimilar e descrever, as influências do médio oriente são uma parte integrante e essencial em cada canção e as mesmas são cantadas em inglês assim como em hebreu. As letras lidam maioritariamente com temas judaicos, cristão e islâmicos, o que até acaba por se tornar refrescante numa época em que a moda na musica pesada era ser o mais satânico possível, e isto torna-se numa mais valia para a grandiosidade desta banda.

Para se apreciar este álbum convenientemente deve-se ouvi-lo como um todo, e se isso não o convenceu, ouça-o outra vez e outra vez. As três primeiras musicas, por exemplo, só à 5ª ou 6ª vez que ouvi é que comecei a assimilá-las convenientemente, muito devido à sua complexidade. No entanto todas as musicas se ouvidas independentemente são fabulosas.Este é um dos álbuns mais inovadores de que tive o prazer de ouvir em toda a minha vida. O facto desta banda abraçar as raízes musicais do seu pais é um dos motivos pelo qual deve ouvir este álbum, mas se acrescentar-mos que eles são músicos de elite, então torna-se imperdivel. Todos os elementos da banda são talentosos e perfeitos executores das suas funções, consegue-se sentir a paixão com que criam e tocam as suas musicas.
Em suma:
É impossível encontrar-se trabalhos sem falhas tal como este todos os dias, nem mesmo todos os anos, por isso se alguma vez pensa-se em atribuir um numero numa escala de 1 a 10, este era o único que a arrebentava até ao infinito. Este não é um álbum de metal para crianças. Requer um ouvinte maduro, experiente, e com uma alma minimamente aberta, para ser realmente compreendido e apreciado.
Simplesmente genial!

Sem comentários: