Graças ao meu amigo Sérgio Oliveira da TOYART , tive o meu primeiro contacto com as subculturas ligadas ao Mangá e Anime que serviram de principal influência no certame Iberanime realizado no passado fim-de-semana no Multiusos de Gondomar.
Apesar de não me identificar com quase nada do que por lá vi, e de me ter sentido de certa forma um intruso, o facto é que saí deste certame bastante agradado com o que vi.
Nem tudo foi completamente estranho para mim, alguma coisa fui identificando no meio daquilo tudo, um jogo, uma personagem, um comic, o que fosse.
A principal curiosidade para mim neste certame foi o Cosplay. Apesar de conheçer o que define este movimento artistico, só agora pude apreciar in loco um pouco do que se vai fazendo neste país. Nunca imaginei encontrar pessoas tão empenhadas em recriar a sua personagem favorita.
Diga-se, foi bom, fiquei fã!
Ora, aqui está o
responsável por me ter levado lá, o Sérgio Oliveira, mentor e manager da
TOYART.COM.PT. A convite dele, tive oportunidade de tirar o pó às minhas
figuras e pela primeira vez retirá-las do meu círculo restrito familiar e
dá-las a conhecer ao mundo.
Tive 5 vitrinas disponíveis
e rédea larga para colocar o que bem entende-se.
As restantes 4 vitrinas
foram ocupadas com a excelente coleção do Sérgio.
O meu mais sincero
obrigado à TOYART por me ter proporcionado esta oportunidade.
Como bom despistado que sou, tirei fotos de grupo das vitrinas e esqueci-me de tirar individualmente, por isso, fotos de pormenor não há. Duhhhhh!
Nestas duas vitrinas da coleção do Sérgio, destaco a excelente luva do Freddy Krueger e a máscara do Jason, dois artigos que me surpreenderam imenso.
Na vitrina do lado direito, também do Sérgio destaco as duas figuras da Hot Toys, o Bruce Lee e o Iron man 2 (war machine), do mais realista que se pode encontrar atualmente.
De resto foi possível apreciar uma boa panóplia de figuras
abrangendo diversas influências ou estilo, desde filmes, jogos, comics e adaptações
artísticas. Foi certamente uma exposição bastante diversificada.